2º ANO CICLO II

Telejornal
 

O trabalho com o telejornal estendeu-se por todo ano letivo, priorizando temas centrais de trabalho: Discriminação e Preconceito, Alimentação e Sustentabilidade.
Um trabalho que envolveu pesquisas, entrevistas, discussões e produções de textos no decorrer de todo o processo.

Demos continuidade ao blog de africanidade, utilizado no ano anterior, por se tratar da mesma turma, porém, para discutirmos a questão do preconceito e da discriminação. Assistimos aos vídeos: “Xadrez das Cores” e ” Vista minha pele”, onde após a discussão, os alunos puderam deixar suas contribuições no blog. http://africanizandobrasil.blogspot.com/p/preconceito.html
 
Fizemos o levantamento prévio das hipóteses do conceito de preconceito e discriminação e pesquisamos sobre o assunto, descobrimos que por mais que usamos esses termos com frequência eles apresentam significados diferentes. Como nosso objetivo era produzir um telejornal, os alunos compreenderam que era importante diferenciar as duas palavras, para não nos equivocarmos na aplicação das mesmas.
No trabalho com alimentação, as professoras fizeram um grande investimento em pesquisas na Biblioteca Escolar e em sala de aula, porém a grande questão dos alunos foi a proibição do lanche que antes era trazido de casa. Os alunos queriam entender o porquê da Secretaria de Educação ter tomado esta decisão, já que em nossa escola, a grande maioria dos alunos trazia lanche de casa. Com este trabalho, os alunos começaram a perceber que o lanche que traziam de casa (bolinhos, produtos industrializados, sucos de caixinha, frituras) não contribuía para uma alimentação saudável. Aos poucos começamos perceber a importância de uma alimentação saudável e os alunos que não gostavam de almoçar, começaram trazer frutas ou comer apenas a salada ou fruta oferecida no almoço.
 
No tema sustentabilidade também envolveu todo o trabalho de pesquisas, discussões, entrevistas e utilizamos também como recursos os vídeos:
http://youtu.be/VKCvFaQbx9c
  http://youtu.be/SyjVxjCj_tA
 
Após entendermos um pouco mais sobre o tema, que tanto vem sendo falado nos últimos tempos, fomos enumerando as ações sustentáveis que já temos em nossa escola como uma prática permanente e a partir disso, fomos montando o nosso roteiro. 
Os roteiros foram montados por parte, assim que terminávamos um tema, criávamos o roteiro das entrevista e a turma escolhia os repórteres, sendo que estas produções eram coletivas. Após a gravação de todas as matérias, foi criado o roteiro dos âncoras.
 
Foi um trabalho longo e bem produtivo onde os alunos foram os verdadeiros protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Uma experiência nova para nós professores, mas muito gratificante.
 
Espero que gostem!

4ªs séries A e B
 

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DAS 4ªs SÉRIES
      Este trabalho foi realizado com o objetivo de trabalhar o gênero textual com os alunos, leitura, produção de texto e a importância da revisão de textos, já que as produções dos alunos são publicadas na internet e impressas em forma de livro. Além de levar os alunos refletirem, interagirem e transformarem de forma positiva o meio que estão inseridos.
      O trabalho iniciou em sala com a produção de um texto sobre as ações realizadas em nossa escola em prol do Meio Ambiente. Após este trabalho, a professora analisou com os alunos as características de uma história em quadrinhos a fim de que eles pudessem criar suas próprias histórias, onde eles fossem os personagens, o cenário a escola e o tema Meio Ambiente.
       Os alunos fotografaram as cenas e editaram as fotos no site http://www.befunky.com/, após esta etapa montaram as histórias utilizando os recursos do Power Point.
      
       Para nossa felicidade, nosso trabalho foi reconhecido pelo escritor e jornalista Ademir Medice que publicou uma matéria falando sobre este trabalho e o trabalho Memórias no Diário do Grande ABC, após ter conhecimento do trabalho na apresentação dos alunos no II Robofesti, onde Ademir Médice foi o comentarista das apresentações culturais.

      Confiram os trabalhos na íntegra e a matéria completa:







Super Trunfo

Com o objetivo de trabalhar os Estados brasileiros e suas capitais, os alunos da 4ª série D participaram da webquest “Conhecendo o Brasil”. Um trabalho muito interessante, onde “o pesquisar” não fica apenas “no pesquisar”.
A partir da pesquisa os alunos selecionam informações, organizam e elaboram o jogo super-trunfo. Depois de criado as cartas, eles criam também, as capas do jogo utilizando as ferramentas do Power Point e fazem uma votação da melhor capa.

Este é o segundo ano que desenvolvemos este trabalho, pois é muito gratificante observarmos o entusiasmo dos alunos aprendendo de forma tão divertida e significativa.

1 comentários:

Anônimo disse...

Neste ano de 2012, eu e a minha turma (também da professora Adriana)estamos fazendo quadrinhos na informática, estou adorando o trabalho com a professora Regina.Espero que fique tão bom, quanto o deles!
Adorei o trabalho!
Ass: Cecilia 4° E

Postar um comentário